domingo, 27 de março de 2011

Vasco da Gama e Fluminense fizeram uma partida bastante movimentada hoje, no Engenhão. Entretanto, apesar das inúmeras chances criadas pelos dois times, o placar não saiu do zero. Não foi à tóa que os destaques da partida foram os goleiros Ricardo Berna e Fernando Prass. O resultado acabou sendo melhor para o Cruzmaltino, que lidera o Grupo A do Campeonato Carioca com dez pontos. Já o Flusão está na terceira posição do Grupo B com oito pontos.

Apesar de ter começado melhor a partida, ficou nítido que o Fluminense ainda está muito longe do bom futebol do ano passado. Por mais que as contusões de alguns jogadores prejudiquem o trabalho do interino Enderson Moreira, a equipe das Laranjeiras não joga bem faz tempo. E Dario Conca continua jogando muito mal. Assim como Mariano, Fred e Emerson.

Ricardo Gomes manteve o mesmo esquema tático da vitória em cima do Botafogo na semana passada, mas fiquei com a impressão de que o time sentiu muito a falta dos seus laterais titulares. Alan jogou improvisado na direita e fez o que pôde. Do outro lado, Márcio Careca bem que tentou apoiar o ataque, mas acabou ficando mais preso na marcação, vigiando o tricolor Emerson. Mesmo assim, o Vasco esteve mais próximo de fazer seu gol do que o Fluminense.

Enderson Moreira vem fazendo o que pode para tentar acertar o time do Fluminense. Entretanto, ainda não consegui enxergar um padrão tático, um mínimo de organização na equipe tricolor. Até entendo que o técnico interino pegou um senhor "abacaxi" com a saída de Muricy Ramalho e toda a crise nas Laranjeiras, e que as contusões de Leandro Euzébio, Carlinhos e agora do zagueiro Digão, atrapalham bastante. Mesmo assim, Enderson demorou muito para colocar Araújo em campo.

Parece que Ricardo Gomes está conseguindo acertar o setor defensivo da sua equipe. Tal como aconteceu na partida contra o Botafogo, Dedé e Anderson Martins se comportaram bem diante da pressão do Fluminense na partida. O técnico cruzmaltino ainda precisa corrigir o posicionamento de Eduardo Costa e Rômulo na proteção da dupla de zaga e ainda encontrar um meio de fazer com que Felipe fique menos sobrecarregado. Além disso, achei que Ricardo Gomes errou ao tirar Bernardo de campo para a entrada do estreante Alecssandro. 

Há como se discutir um pênalti não marcado de Digão em cima de Éder Luís no segundo tempo, mesmo sendo um lance de pura interpretação. E o árbitro Felipe Gomes da Silva entendeu que o zagueiro tricolor não cometeu infração nenhuma. Já eu vi com outros olhos e teria marcado a penalidade...

A cada partida que passa (e lembrando que o Fluminense está na Libertadores) fico com a impressão de que a escolha por um "técnico tampão" pode não ser a mais acertada. Ainda não consegui sentir firmeza nas decisões de Enderson Moreira e nem vejo muita confiança no trabalho do interino por parte dos jogadores. Quando Abel Braga chegar, pode ser tarde demais.

0 comentários:

Postar um comentário